fbpx

O seu computador não liga? Dicas e como agir

Quando pressionamos o botão e notamos que o computador não está ligado , podemos começar a ficar muito frustrados porque não sabemos o que está acontecendo. A primeira coisa em que podemos pensar é levá-lo diretamente ao SAT para que eles possam revisar o que pode estar acontecendo, mas em muitos casos não será necessário. Neste artigo, forneceremos algumas dicas e diretrizes a serem seguidas para que o computador seja ligado novamente.

Se você tentar ligar o computador e ele não responder, a primeira coisa que você deve fazer é perceber quais sintomas ele apresenta: pode ser que você pressione o botão e não faça absolutamente nada, ou que luzes e ventiladores momentaneamente liguem e desliguem. Também pode ser que ele ligue normalmente, mas não exiba uma imagem na tela.

Vamos ver o que fazer em cada caso.

Usando software de terceiros como o Tenorshare Windows Boot Genius

Programas como o Tenorshare Windows Boot Genius oferecem soluções completas e eficazes que ajudam a solucionar todos os problemas de inicialização, incluindo tela azul, tela preta, tela inicial ou de carregamento, reinicialização contínua, reinicialização aleatória, loop de atualização, congelamento de tela, recuperação inicialização perdida e restauração do MBR bloqueado e muito mais.

Você só precisa baixar o software Windows Boot Genius e instalá-lo em um PC ao qual temos acesso. Depois disso, você deve criar um disco inicializável inserindo um CD / DVD ou usar uma unidade flash USB.

computador nao liga boot genius

Agora, podemos inserir o disco de inicialização recém-gravado no computador que não inicia e repara o computador.

computador não liga boot genius 2

Se o computador não fizer nada quando você pressionar o botão liga / desliga

Nessa situação, a primeira coisa que devemos revisar é a mais óbvia: está conectada ? O plugue tem energia? Verifique também o botão liga / desliga da fonte de alimentação , localizado ao lado do cabo como regra geral, porque você pode pressioná-lo inadvertidamente e a energia está desligada.

computador-nao-liga-botao-fonte

Se você verificou isso e tudo está correto, pode ter atingido inadvertidamente o computador e o conector do botão liga / desliga se soltou. Para verificar isso, você deve abrir a caixa e verificar na área de conexão da placa-mãe se o cabo «Power» está conectado corretamente

Por fim, verifique a outra extremidade do cabo, a que vai para o próprio botão, embora isso seja mais ou menos complicado, dependendo da caixa. Em qualquer caso, você pode garantir que o problema esteja nesse cabo ou no próprio botão, fazendo o seguinte: com muito cuidado e com o computador conectado, aproxime uma chave de fenda (verifique se ela possui uma alça de plástico e se não toca em nada) ) aos pinos de alimentação (PWR ou PWR_SW) na placa-mãe e bata ambos ao mesmo tempo com a chave de fenda no jumper.

Com isso, você ligará o equipamento como se tivesse pressionado o botão. Se ligar, você já sabe que o problema está no cabo ou no botão. Se não ligar, você terá um problema mais sério e precisará verificar primeiro a placa-mãe e a fonte de alimentação. De qualquer forma, seria um bom momento para levar o equipamento ao serviço técnico.

Se o computador ligar, mas depois se desligar

Outro sintoma que você pode encontrar é que o PC liga, mas apenas momentaneamente; os ventiladores começam a girar e as luzes acendem, mas depois se apaga. Existem casos em que, depois de fazer isso, ele entra em um loop contínuo de ligar / desligar, como se quisesse iniciar, mas não pode.

Nesses casos, o problema geralmente está relacionado ao processador ou à memória RAM . Comece removendo todos os módulos de RAM (com o cabo de alimentação do PC desconectado), deixando o computador sem RAM por alguns segundos e recoloque-os. Se depois disso ainda não for iniciado, tente colocar um único módulo em um soquete e depois em outro.

computador não liga

Se após esses testes o problema persistir, é provável que o problema esteja no processador ou na placa-mãe . O próximo passo seria desmontar o dissipador de calor e depois o processador, e depois de verificar se todos os pinos estão corretos, remonte-o novamente e teste novamente.

Se você fez esses dois testes, resta pensar que a fonte de alimentação está errada e a melhor coisa a fazer é trocá-la por uma nova.

O PC liga, mas não mostra nada na tela

Se o seu caso é que tudo parece funcionar normalmente, mas nada é visto na tela, o que você deve fazer é verificar primeiro as conexões do cabo de vídeo (seja VGA, DVI, HDMI, DisplayPort etc.). Verifique se tudo está conectado corretamente , se o monitor liga e se você tem a fonte correta para o monitor selecionado em seu OSD (se o monitor tiver várias entradas, pode ter sido alterado) e, se possível, tente trocar o cabo.

computador nao liga

Se nada disso funcionar, tente desconectar o cabo do monitor da placa de vídeo (se você tiver gráficos dedicados) e conectá-lo às saídas de vídeo integradas da placa-mãe (de preferência HDMI). Se a imagem retornar, você precisará entrar no BIOS e selecionar a interface gráfica padrão. Se não lhe der a opção, sua placa de vídeo pode ter sido danificada ; portanto, remova-a e coloque-a novamente antes de tudo, verificando se todas as conexões estão corretas.